A Concremat Engenharia e Tecnologia desenvolveu um novo robô para inspeção visual interna em adutoras. A autonomia comprovada do “zinho”, como foi apelidado pela equipe multidisciplinar que criou o pequeno robô, é de 660 m.
O equipamento opera com um sistema de antenas independente de cabos de comunicação e fontes. Fábio Subtil, Gerente Operacional da Concremat, explica que a antena garantiu uma autonomia inédita para este tipo de serviço. “Testes indicam que pode chegar a 1 km”, adianta Subtil.
O equipamento faz uma verificação visual minuciosa e tem capacidade de identificar falhas de revestimento e vazamentos quando visualmente possíveis de serem detectados. O robô já foi utilizado, com sucesso, em uma extensão total de 155 m. Outro trabalho já está em andamento em um trecho de 3 km.
“O novo equipamento trará mais agilidade e menos exposição ao risco para os colaboradores no processo de inspeção de adutoras e de sistemas de interceptação de esgotamento”, explica Subtil.
O pequeno robô ainda ganhará novos aperfeiçoamentos, segundo a empresa, como a inclusão de um perfilador laser, capaz de escanear a superfície interna do tubo, detectando deformações significativas e a melhoria da sua estanqueidade de modo que possa operar debaixo d’água.
“O equipamento é o resultado dos esforços significativos em inovação do nosso corpo técnico, sempre movido pela missão de elevar a qualidade e a eficiência em recursos aplicados em obras de infraestrutura e indústria”, finaliza.